sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ídolos da Torcida

Fala Nação Alviverde

O quadro Ídolos da Torcida é um quadro em que toda sexta-feira irei falar sobre um grande ídolo que já passou pela história do Coritiba.

Hoje irei falar sobre o Jairo já que ninguém comentou semana passada.

Jairo:

Ex-goleiro do Fluminense, Coritiba, Corinthians e Náutico e da seleção brasileira em 76 (o técnico era Oswaldo Brandão), tem residência em Curitiba (PR) e em 2005 aceitou convite para ser técnico do Operário de Mafra, de Santa Catarina. Segue a carreira de treinador até hoje e cuida de escolinhas de futebol no eixo de Curitiba e Joinville.

Nascido no dia 23 de outubro de 1946, Jairão, com seus 1m94 de altura, começou no Fluminense, e depois fez sucesso no Coritiba. Como jogador do Coxa, Jairo chegou a ser convocado algumas vezes para defender a seleção brasileira.

No Parque São Jorge, o gigante ex-goleiro fez parte da histórica equipe campeã paulista de 1977.
Ele integrou o time inteiramente negro do Corinthians: Jairo; Zé Maria, Mauro, Amaral e Wladimir; Caçapava, Basílio e Biro-Biro; Piter, Geraldão e Romeu, em 78.
No Corinthians, onde realizou 189 jogos e sofreu 144 gols (como mostra o "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte), pelo Corinthians, em 1977, Jairo chegou a ficar 1.131 minutos sem sofrer nenhum gol. Nunca na história do clube do Parque São Jorge um goleiro ficou tanto tempo sem ser vazado.

Pela seleção, Jairo disputou apenas uma partida oficial pela seleção brasileira, segundo consta no livro "Seleção Brasileira 90 anos", de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf. O Brasil enfrentou o Uruguai, no estádio do Maracanã, em jogo válido pela Taça Atlântico e Copa Rio Branco. A seleção brasileira atuou com: Jairo; Toninho Baiano (Orlando), Miguel, Amaral e Marco Antônio; Chicão, Zico e Rivellino; Gil, Enéas (Roberto Dinamite) e Lula. Este time bateu de virada os uruguaios por 2 a 1, gols de Torres (Uruguai),Rivellino e Zico, de pênalti.

Me desculpem,não consegiu achar mais notícias sobre o grande Jairão!

Fotes:


Blog do Milton Neves(Que fim levou).

Comentem para eu poder postar daqui para frente

Me mandem e mails sobre ex-jogadores do Coritiba,fotos,história etc.

Para você quem foi o melhor jogador do Coritiba na história?

Obrigado

Abraços

SAV

Bookmark e Compartilhe

2 comentários:

Michel Farias disse...

Parabéns pelo quadro, sinceramente não conheço o Jairo, mas já esta válido.

Abraço Pedro!!

Anônimo disse...

Olá Amigo

Gostei da sua post ficou ótima.

Ultimamente eu parei de publicar coisas no meu blog, pois meu PC estava no conserto, mas agora o Blog DO ''TUDO SOBRE O SANTOS FC!'' já esta NORMALIZADO

pode visitar ele agora diariamente, pois ira ter noticias fresquinhas do Santos!!

muito obrigado

Até mais!!!!

Voltar Para o Topo